14ª SEMANA DE GESTAÇÃO

10/10/2019
Mariana Costa
4ª SEMANA DE GESTAÇÃO

Seu bebê

E junto com a 14ª semana de gestação, seu bebê aprende a esfregar os olhos, bocejar e até piscar.
Ele também soluça e já consegue ouvir os sons externos. Esse é o momento de começar a ter conversas com seu bebe tendo a certeza de que ele reconhece a sua voz em meio aos barulhos do mundo de fora.

 

14ª SEMANA DE GESTAÇÃO

 

Os movimentos do bebê são mais intensos, mas você ainda não consegue os sentir.
O cérebro continua se desenvolvendo e o sistema circulatório está razoavelmente bem desenvolvido. O coração está batendo entre 150-160 batimentos por minuto, bombeando cerca de 23 litros de sangue através dos vasos sanguíneos.

O vernix caseosa, aquela substancia branca e pastosa que recobre o bebe, possível de ver no nascimento, já está presente, e protege o bebe da irritação e mantém a sua temperatura estável.
O tecido adiposo subcutâneo ainda não esta desenvolvido.

As células que definem a cor dos cabelos do bebe começarão a produzir o pigmento agora.

A medula óssea e os órgãos internos continuam a se desenvolver e ajustar. O intestino está sendo preenchido com “mecônio” (fezes primárias).

O tamanho da placenta e a quantidade de líquido amniótico está aumentando, já que seu bebe necessita cada vez mais de nutrientes e maior suprimento de sangue.

Você

Quanto à você, vou dizer por mim, nunca me senti tão feliz. As pessoas dizem que estou radiante, mesmo tendo alguns problemas com a pele e o cabelo que estão diferentes de antes da gestação, e com isso me faz perder mais tempo arrumando. E é assim que me sinto mesmo.

Nesse momento poderão escurecer suas auréolas e também aparecer a “linha nigra”, aquela linha escura que se estende do umbigo a púbis. Tudo isso acontece por conta do aumento da produção de estrogênio e progesterona e vai desaparecer aos poucos após o nascimento do bebe.

Você pode sentir fraqueza e tontura, o que pode ser uma possível anemia devido ao organismo não conseguir formar células de sangue tão rapidamente quanto exigido pela gravidez, com isso, o crescimento no numero dos glóbulos vermelhos cai.
Fique atenta pois esses também podem ser sintomas de hipotensão, pressão arterial baixa.

Eu particularmente tenho sentido mais fraquezas nesse período, elas vem acompanhadas de tontura quando me esforço muito.
Continuo não sentindo enjoos. Meu sono tem sido maravilhoso, só tem ficado mais difícil acordar agora haha
Minha fome não aumentou também, quando eu passo dos limites é pura gula. Meu peso tem oscilado bastante, e a drenagem linfática tem me auxiliado a não ficar inchada.

Mas no geral, a 14ª semana tem sido bem agradável. Faltam apenas 2 semanas para meu próximo ultrassom.

Beijos,
Mami Mari.

Posts relacionados

Saúde

Corpo perfeito para o CARNAVAL em 30 dias 

Karelin Cavallari
Saúde

Dores de cabeça na gravidez 

Mariana Costa
Astrologia
Bem Estar
Psicologia
Saúde

Reflexão Filosófica – Parte 2

Natália Anjos

Cadastre-se e receba novidades e atualizações por e-mail.