#5 dicas para quem está começando no lettering

lettering

Oi! Você que acabou de chegar no mundo do lettering acha tudo muito difícil, que os materiais são caros e não sabe nem por onde começar? Eu já estive no seu lugar! Então, aqui eu listei algumas dicas para você do que me ajudou quando eu estava começando, e espero que te ajude!

1. NÃO TENHA MEDO DE ERRAR!
Antes de qualquer coisa, você precisa perder o medo de errar e desenhar livremente! Às vezes eu ficava (e ainda fico) frustrada quando não me sinto satisfeita com a minha arte e tenho que começar tudo de novo. Mas relaxe, isso é um processo natural! Logo no início, temos que errar muito até alcançar o nível que desejamos, então não cobre de você o mesmo resultado que um artista que já faz lettering há mais tempo tem, e não se compare! Cada um tem seu tempo e se desenvolve à sua maneira. Continue treinando e não pire.

2. COMECE PELO MATERIAL BÁSICO
Sim, não precise se preocupar em comprar aquelas canetas brush caras, nem em ter 300 canetas diferentes. Quando eu comecei, eu usava apenas lápis e uma caneta técnica preta (aquelas canetas nanquins descartáveis) para finalizar meus desenhos. Comece pelo básico! Você pode começar desenhando com lápis que te permite desenhar e apagar até acertar, e isso também vai te dar mais segurança na hora de começar a desenhar direto com a caneta. Se você já desenha com o lápis e quer começar a se aventurar no brush lettering, existem canetinhas de ponta estilo brush que são baratas e podem te ajudar a iniciar os treinos antes de investir em canetas brush mais caras e profissionais.

3. VEJA MUITAS REFERÊNCIAS
Isso é muito importante! O que me ajudou muito no início foi seguir perfis no Pinterest e Instagram de lettering para me inspirar, e também ficar vendo fontes que eu achava bonitas e reproduzindo elas! Mas se você ainda tem dificuldade ainda de criar seus próprios letterings, você pode começar tentando reproduzir artes que você goste. Fazer isso me deu muita bagagem e também me fez descobrir os estilos que mais gostava! Mas muito cuidado: se você está reproduzindo a arte de alguém para aprender, tudo bem! Mas não poste por aí como se fosse criação sua, pois isso é plágio! Tudo certo? Então ok.

4. ESCOLHA FRASES CURTAS E QUE VOCÊ GOSTE
Comece com frases curtinhas e com palavras fáceis para começar. Depois de escolher a frase, escolha quais palavras você quer dar ênfase, e desenhe em um cantinho do papel a disposição que você quer dar para cada palavra para formar a frase. E então, é hora de partir para o desenho. Se você já olhou referências de fontes, agora é a hora de escolher o estilo de cada palavra e começar a desenhar como se não houvesse amanhã! Já falei sobre não ter medo de errar, né? Pois bem! Coloque isso em prática.

5. USE LINHAS GUIAS
Se você já escolheu a frase, as palavras que quer dar ênfase, a disposição das palavras e o estilo de cada letra, te aconselho a usar uma régua e desenhar linhas guias! Delimite o espaço de cada palavra dentro da arte. Isso vai te ajudar a fazer um lettering mais equilibrado e você não vai se perder e acabar fazendo um lettering torto (a não ser que essa seja sua intenção).

E aí, gostou das dicas? O que mais te deixa com dúvidas na hora de desenhar seus letterings? Deixa seu comentário aí! 😉

Posts relacionados

Criatividade

Tudo sobre a Rinoplastia

Juliana Guttner
Criatividade

Os indicados ao Oscar 2020!

Larissa Narcisa
Criatividade

A Reciclagem Não é a Solução para a Poluição Plástica

Mayara Sabino

Cadastre-se e receba novidades e atualizações por e-mail.