A Hora do Planeta

HORA DO PLANETA

A Hora do Planeta, organizada pelo WWF,  é um movimento global que une pessoas para agir sobre as mudanças climáticas e proteger o planeta. Este ano, a Hora do Planeta acontecerá no dia 28 de março, sábado. Para participar, basta apagar as luzes de sua casa, escola, empresa ou comércio, entre 20h30 e 21h30. Os sessenta minutos com as luzes apagadas não têm como objetivo economizar energia e sim ser um momento de reflexão sobre o que estamos fazendo com o nosso planeta.

A Hora do Planeta começou com um evento com velas e um chamado para apagar as luzes na cidade de Sydney, Austrália, em 2007. Desde então, cresceu e envolve milhões de apoiadores em 188 países e territórios, com o objetivo de conscientizar pessoas, empresas e poder público a assumirem a responsabilidade pela sua pegada ecológica e a se envolverem em diálogo e investimento de recursos que forneçam soluções reais para os desafios ambientais.

Hora do Planeta: Não é apenas um apagar de luzes

Tudo começou com uma ação simbólica de apagar as luzes, uma vez por ano, por uma hora, das 20h30 às 21h30. A ação não é apenas um apagar de luzes, seus efeitos podem ser grandiosos.

Hoje, a Hora do Planeta representa um convite para que famílias e escolas falem sobre a importância de cuidar do meio ambiente, empresas abordem a questão da sustentabilidade e prefeituras priorizem a questão ambiental em suas gestões, seja com eventos ou com o simples desligar de grandes monumentos por sessenta minutos.

Ao desligar as luzes de casa, do escritório ou pontos importantes da cidade, todos juntos, durante a Hora do Planeta, passamos uma importante mensagem de que nos preocupamos com os efeitos das mudanças climáticas e nos comprometemos com um futuro de clima seguro para essa e as próximas gerações, exigindo que nossos governantes e o setor empresarial façam o mesmo.

Você transmite a mensagem de que não apenas se preocupa, mas quer agir em prol do meio ambiente. Os sessenta minutos indicam um marco, mas a conscientização e o desejo de mudança devem estar em todos as horas de nossas vidas.

Uma das formas mais simples de apoiar a Hora do Planeta e contribuir para a preservação do meio ambiente e com respeito à biodiversidade, é por meio da divulgação da campanha. Você pode propagar a mensagem de conservação do planeta e dos nossos recursos naturais de diferentes formas, seja via whatsapp ou redes sociais ou por meio de sua cidade, empresa ou unidade educacional, divulgando para clientes, parceiros e colaboradores. O WWF possui diversos materiais de divulgação no site Hora do Planeta e que podem nos ajudar a espalhar a ideia.

“A Hora do Planeta é uma oportunidade de mostrar a nossa vontade de mudar”, Lenine.

Posts relacionados

Sustentabilidade

Aproveitar o carnaval de maneira sustentável!

Juliana Oliveira
Sustentabilidade

Sabe separar os resíduos para a reciclagem?

Juliana Oliveira
Sustentabilidade

Mas afinal, o que é plástico biodegradável?

Mayara Sabino

Cadastre-se e receba novidades e atualizações por e-mail.