#Aprendendo a fazer luz e sombra com grafite!

A dica de hoje é: luz e sombra com grafite!

No último post eu falei sobre como desenhar um rosto humano de forma harmônica, mas depois de desenhar, é hora de preencher com luz e sombra! Como fazer isso? Neste post, eu vou apresentar alguns princípios introdutórios da luz e sombra e exercícios que vão nos ajudar na hora de aplicar também no rosto humano.

Começando pelo básico!
Vamos fazer um exercício pra aprender a dosar o peso que aplicamos no lápis, pois isso vai ser super importante. Neste exercício, vamos usar um lápis 6B! É um lápis mais macio, que solta mais grafite e é ótimo pra aprender a trabalhar com esse material. Neste exercício, vamos pintar uma faixa deixando ela mais escura na esquerda, e mais clara na direita, criando um degradê com vários tons no meio. Veja o exemplo:

luz e sombra com grafite

Dica: o segredo aqui, não é a força que você aplica para escurecer, mas sim a quantidade de CAMADAS de grafite que você aplica em cada parte.

Aplicando em forma!

Depois de treinar bastante o peso na mão, vamos aplicar luz e sombra em esferas? Esse exercício é bem legal de fazer, e vai te deixar muito mais confiante na hora de aplicar luz e sombra em qualquer outro objeto! Então, vamos lá:

1. Primeiro, vamos desenhar um círculo e decidir de onde virá a luz que incidirá em nosso objeto. Eu escolhi que ela virá da parte superior direita.

2. Vamos marcar beeem fraquinho, cada parte do nosso preenchimento: luz, meia sombra, sombra do objeto, reflexo da superfície (afinal, a luz também incide sobre a superfície, que no caso, é clara! Logo, ela reflete luz em nosso objeto também), sombra na superfície.

luz e sombra com grafite

3. Agora vamos começar a aplicar camadas de grafite (leveza na mão, hein!). Aplicaremos mais camadas nas partes que devem ficar mais escuras, e menos camadas nas mais claras. Na parte da luz, vamos fazer o degradê da meia sombra ficar bem clarinha, até ficar só o branco do papel.

DICA: mantenha o lápis mais “deitado” para ter um preenchimento mais uniforme. Não se preocupe em pintar sempre em uma direção só! A intenção é que as marcas de direção do lápis não apareçam, mas que fiquem uniformes (por isso é tão importante treinar a leveza da mão).

No fim, a esfera ficará assim:

luz e sombra com grafite

E aí, achou muito difícil? Não precisa desespero! O segredo é continuar treinando, e eu quero ver o seu progresso no desenho! Poste nos stories do Instagram e me marque com @mayarajohansen! Beijos, e até mais!

Posts relacionados

Criatividade

Tudo sobre a Rinoplastia

Juliana Guttner
Criatividade

Os indicados ao Oscar 2020!

Larissa Narcisa
Criatividade

A Reciclagem Não é a Solução para a Poluição Plástica

Mayara Sabino

Cadastre-se e receba novidades e atualizações por e-mail.