Ativos e Passivos, o que são?

É muito importante que você entenda o que são ativos e passivos, mas mais importante ainda é que você saiba quantos ativos e quantos passivos você tem e colocar isso na “balança”.

Resumidamente:
ATIVOS: tudo aquilo que te gera renda.
PASSIVO: tudo aquilo que te gera custo.
Sim, simples assim! Eles são dois opostos.

Como classifico minhas coisas? Casa, carro são ativos ou passivos? Depende! Muitas pessoas acreditam que comprar uma casa é um investimento, mas ela pode ser um passivo, quer ver só: Se você compra uma casa ou apartamento para morar, ela é um passivo, pois vai te gerar despesas como IPTU, condomínio, manutenção, etc. Mas caso você tenha esse imóvel para alugar, ele passa a ser um ativo, pois esta te gerando uma renda.

O mesmo acontece com os carros. Carro para você ir trabalhar, sair com a família, etc não é um investimento, ele é um passivo, pois te geram custos como: manutenção, IPVA, multa, depreciação, etc.

Mas caso você tenha um carro para trabalhar como motorista de aplicativo, por exemplo, esse carro passa a ser um ativo, pois por mais que ele continue tendo os custos que mencionei acima, ele te gera uma renda que deve ser maior que os custos gerados por ele.

O ideal a ser alcançado é que a soma dos seus ativos sejam suficientes para pagar seus passivos e ainda sobrar. Mas ter menos passivos do que ativos já é um bom começo.

E ai, bora colocar tudo no papel e ver como está sua saúde financeira em relação aos ativos e passivos? Não esquece de me contar aqui ou no instagram @na_nayara.

Posts relacionados

Economia & Finanças

Como realizar metas economizando!

nayara
Economia & Finanças

Cisnes Negros

Matheus Spina
Economia & Finanças

Bloquinho, glitter e… ECONOMIA!

Matheus Spina

Cadastre-se e receba novidades e atualizações por e-mail.