Aproveitar o carnaval de maneira sustentável!

carnaval

Uma das festas mais tradicionais e animadas do país, o carnaval é sinônimo de música, alegria, descontração e também de práticas insustentáveis. A geração de resíduos causada pelo excesso de consumo neste período pode ser visto nas ruas após os dias de carnaval.

Para quem gosta de usar fantasias, máscaras e outros adereços carnavalescos, é importante lembrar que a maioria dos produtos vendidos nos centros comerciais não é reciclável e tem curta durabilidade. Por isso, para te ajudar a curtir a folia sem agredir o meio ambiente, separei algumas dicas para você aproveitar o carnaval de forma sustentável e consciente.

O glitter é um dos materiais mais utilizados no carnaval. Se você gosta de brilho, saiba que é possível brilhar e ser sustentável na folia, basta optar por glitters ecológicos. Ao contrário dos tradicionais, que são feitos de microplásticos, eles têm em sua composição apenas produtos de origem vegetal e animal. Algumas marcas também produzem o glitter biodegradável.

E se você quiser preparar o seu próprio glitter, [aqui] tem algumas receitas bem legais.

Se você está cansado de se vestir sempre da mesma maneira durante o carnaval e quer inovar na fantasia, que tal reutilizar aquela fantasia de outros carnavais e caprichar na customização? Caso não queira reutilizar as peças do último ano, ou não tem tempo para customizar a fantasia, uma boa opção é trocar adereços com os amigos. Ao compartilhar peças, você pode as possibilidades de fantasias originais e criativas.

Outra saída consciente é comprar itens em lojas como os brechós, por exemplo. Além de ótimos lugares para garimpar roupas e acessórios ao comprar peças usadas você contribui na preservação dos recursos naturais e nas emissões de gases de efeito estufa, associados à produção de peças novas.

Para a criançada que gosta de brincar com confete durante o carnaval uma atitude sustentável e consciente é produzir o próprio confete a partir de folhas secas das árvores, utilizando apenas um furador de papel. Confira [aqui] como fazer.

Além das dicas acima, na internet você também pode aprender a transformar caixas de papelão e embalagens de garrafa PET em máscaras e a criar uma saia colorida com fitas usadas em embrulhos de presente.

Gostou das dicas? Então, me conta quais são as suas ações de consumo consciente e sustentabilidade durante este carnaval.

Posts relacionados

Sustentabilidade

A Hora do Planeta

Juliana Oliveira
Sustentabilidade

Sabe separar os resíduos para a reciclagem?

Juliana Oliveira
Sustentabilidade

Mas afinal, o que é plástico biodegradável?

Mayara Sabino

Cadastre-se e receba novidades e atualizações por e-mail.