Classic Blue, a cor de 2020

Classic Blue

Todo ano a Pantone, uma gigante empresa americana do ramo gráfico que hoje é referência mundial no quesito cor, elege a cor do ano e ela acaba sendo uma base para todas as áreas, da moda, design, arquitetura, decoração e até nas maquiagens. Já faz uns anos que “a cor do ano” gera uma comoção geral. E Esse ano não foi diferente. Mas antes de falar da cor propriamente dita, queria falar um pouco mais sobre essa escolha. Acredita que foi na virada do milênio, nos anos 2000, quando a Pantone passou a selecionar uma cor para representar o ano?

Classic Blue

Nessa virada de milênio houve toda aquela confusão de bug do milênio, onde se falava em uma pane geral em todos os meios digitais, quem lembra? A comoção foi geral e aproveitando essa onda a Pantone resolveu que precisava lançar uma cor que também tivesse uma ressonância mundial. Neste caso, a Pantone Color Institute lançou a Cerulean, a primeira cor do ano, chamada de Cor do Milênio, que é um azul clarinho, como a cor do céu. A ideia era de a cor azul claro trouxesse tranquilidade para todos, que a virada do milênio aconteceria da melhor maneira possível. Foi a partir de então que a Pantone nunca mais deixou de lançar suas cores anuais.

Nos anos 2000 a Pantone ainda não era mundialmente conhecida, principalmente pois ainda não havia lançado nenhum produto com a sua marca atrelada (hoje temos até coleção com a Arezzo). No Brasil, foi em 2015 com o lançamento da cor Marsala que as pessoas começaram a identificá-la como um poderoso efeito comunicador.

Para 2020, a cor eleita foi o Classic Blue, e penso se a cor azul não vem mais uma vez em um momento tão turbulento que o mundo está passando, para trazer mais uma vez a tranquilidade, paz e confiança que essa cor traz. É um azul resiliente que aumenta nossa aspiração por uma base sólida e estável sobre a qual construir, ao entrar no limiar de uma nova era. Ele lembra um céu noturno do entardecer e é identificada pela nossa psique como uma cor tranquila.

Na moda, é uma ótima escolha de cor para quem busca passar calma, confiança, tranquilidade e harmonia. É um tom coringa que pode estar presente em looks monocromáticos, combinados com cores básicas como o cinza, branco e o preto ou até com cores mais marcantes como o amarelo. O Classic Blue pode ser também o ponto de cor da produção se usado como uma terceira peça, como um blazer, por exemplo. Para quem quiser apostar de uma maneira mais discreta, escolha uma bolsa no tom, trará informação de moda, modernidade e deixará a produção mais descontraída.

Por Laura Bouro.

Posts relacionados

Moda & Beleza

Cuidados com a beleza na quarentena.

Juliana Guttner
Moda & Beleza

Relaxamento capilar

Juliana Guttner
Moda & Beleza

A autoaceitação está na moda

Laura Buoro

Cadastre-se e receba novidades e atualizações por e-mail.