#Como desenhar um rosto humano

Tutorial: Como desenhar um rosto humano?

Uma das coisas mais difíceis de se desenhar, é o corpo humano. Quando iniciei no desenho, eu era fascinada por desenhar rostos, mas tinha uma dificuldade imensa de fazê-los parecer proporcionais. Tudo acabava meio torto e esquisito, e eu não conseguia entender o que havia de errado. Por isso, hoje vou introduzir a anatomia básica do rosto humano, para quem quer aprender a desenhar!

É mais simples do que parece, e quando você entender os princípios, ficará fácil adaptar para cada tipo de rosto – afinal, todos somos diferentes, com aparências diferentes e proporções diferentes também – mas não se desespere! Vamos começar do início.

1 – A forma principal que iremos usar é um círculo, e se você tem dificuldade de desenhar círculos corretamente, se acalme! Assistindo ao vídeo logo ali embaixo, eu ensino um jeito fácil de fazer, sem nem precisar de compasso.

2 – Depois disso, vamos desenhar uma linha vertical passando bem pelo centro do círculo, dividir este círculo na horizontal em três partes iguais, e marcar mais um espaço do mesmo tamanho para fora do círculo, a partir da parte inferior dele.

3 – Temos assim, de cima para baixo: a linha da testa, dos olhos, no nariz e do queixo. Agora, vamos dividir a linha dos olhos em 5 partes iguais.

4 – Ainda na linha dos olhos, dividiremos as partes das extremidades ao meio, e daí, desenharemos a linha do maxilar e queixo.

5 – Voltando a linha dos olhos, desenharemos os olhos dentro do espaço que desmarcamos, e ainda descobriremos o espaço onde ficará o nariz e a boca. O nariz ficará exatamente entre os olhos e a boca entre o espaço traçado a partir do meio dos olhos.

6 – As orelhas ficarão entre as linhas dos olhos e nariz, e o cabelo, a partir da linha da testa e nosso rosto está completo!

 

São muitas informações e sei que de primeira é difícil pegar, mas calma! O segredo do desenho é a paciência e a prática. Por isso, pratique muito, e veja meu vídeo de como fazer, bem aqui:

E não se esqueça de deixar seu comentário e de me contar: o que você gostaria que eu ensinasse a desenhar?
Espero caminhar com você na jornada incrível do desenho, e até a próxima!

 

Posts relacionados

Criatividade

Tudo sobre a Rinoplastia

Juliana Guttner
Criatividade

Os indicados ao Oscar 2020!

Larissa Narcisa
Criatividade

A Reciclagem Não é a Solução para a Poluição Plástica

Mayara Sabino

Cadastre-se e receba novidades e atualizações por e-mail.