Crenças e Preceitos Financeiros

Crenças e Preceitos Financeiros

Crenças e Preceitos Financeiros.

Dinheiro ainda nos dias de hoje é considerado um tabu para muitas pessoas.

Alguém perguntar o quanto você ganha às vezes é quase uma ofensa! E falar sobre dinheiro muita das vezes é super desconfortável.

Mas pensa comigo, por que é tão difícil falar sobre algo que está ligado a praticamente tudo e que move o mundo todo? Essa dificuldade se dá devido às nossas crenças e preceitos financeiros! Calma que eu explico:

Os preceitos financeiros são coisas que nós aprendemos, interpretamos e damos significado. As crenças são tudo aquilo que nós acreditamos muitas das vezes sem nos questionar, pois aprendemos com nossos pais, avós, pessoas que admiramos ou pelo meio em que vivemos.

As frases a seguir podem ser crenças e preceitos colocados no seu cérebro e você nunca parou para pensar o porquê e se realmente concorda:

  • Dinheiro não traz felicidade.
  • Se tem dinheiro é porque fez alguma coisa errada.
  • Dinheiro é a raiz de todos os males.
  • Ganhar dinheiro depende da sorte.
  • Pessoas ricas são ruins.

E por aí vai …

Já ouviu ou acredita em alguma delas? O maior problema dessas crenças é que elas dificultam a nossa possibilidade de ser bem sucedido financeiramente.

Não podemos apagá-las, mas podemos ressignificá-las, como por exemplo:

  • Dinheiro não traz felicidade. (O dinheiro em si não é a felicidade, mas ele é um meio de conseguir realizar coisas que te deixa feliz. Então ele não vai trazer felicidade se você tiver dinheiro e não tiver tempo e nem como usufruir do que ele pode trazer).
  • Se tem dinheiro é porque fez alguma coisa errada. (Empresários bem sucedidos geram empregos e oportunidade para outras pessoas, acredito na lei do retorno, se fez algo errado ele vai pagar aqui, mas quantas e quantas pessoas bem sucedidas que nós conhecemos e que nunca tiveram metidas em escândalos!)
  • Dinheiro é a raiz de todos os males. (Um exemplo bem simples, mas que costumo usar muito: Uma FACA ela é boa ou ruim? Depende, pois se você utilizar para fazer um delicioso churrasco ou um belo prato ela é ótima, mas se você usá-la para ferir ou matar alguém se torna algo ruim, mas a faca por si só não tem poder nenhum, você é quem define o que fazer com ela, assim como o dinheiro, quem define qual destino dar a ele somos nós.
  • Ganhar dinheiro depende da sorte. (Sorte é estar bem preparado quando uma boa oportunidade aparece)
  • Pessoas ricas são ruins. (O dinheiro não tem o poder de te transformar, apenas de intensificar aquilo que você já é. Se você é uma pessoa que gosta de doar, ajudar o próximo o dinheiro apenas vai aumentar a sua capacidade de fazer isso, da mesma forma que ele pode intensificar algo de ruim que já existe em você.

Viu só como podemos parar para pensar, analisar e ressignificar para melhor o que acreditamos?

Temos que concordar em uma coisa, todos nós precisamos de dinheiro para viver, principalmente vivendo em um país capitalista.

Se o dinheiro não tivesse importância nenhuma, nós não tínhamos porque acordar cedo e trabalhar por ele.

Então borá melhorar nosso modo de lidar com esse meio que pode mudar vidas?

Me sigam no INSTAGRAM  e comentem aqui quais frases estão enraizadas ai e qual novo significado você está dando a ela? Estou curiosa para saber!

Posts relacionados

Economia & Finanças

Como realizar metas economizando!

nayara
Economia & Finanças

Cisnes Negros

Matheus Spina
Economia & Finanças

Bloquinho, glitter e… ECONOMIA!

Matheus Spina

Cadastre-se e receba novidades e atualizações por e-mail.