Já ouviu falar de Meal Prep? Los geht’s!

16/08/2019
Igor Ruiz
Meal Prep

Harô!

Gente, me contem uma coisa. O que vocês costumam almoçar? Marmita, em restaurante, na cantina? Eu sempre amei cozinhar, porém desde que comecei a morar sozinho tenho um pouco de preguiça de cozinhar por obrigação. Um jantar com os amigos é uma coisa, fazer marmita todo dia é completamente outra. E foi nessas revoltas com a cozinha que eu descobri o Meal Prep. É algo que está super na moda e eu vou contar pra vocês como se programar e deixar toda a sua comida da semana pronta sem ter muito stress.

O Meal Prep, no inglês, preparo das refeições consiste em tirar umas horinhas no domingo e já deixar tudo pronto pra comer durante a semana. É muuuuuito sucesso! Separando um tempo e já tendo tudo planejado na cabeça (e no caderninho) dá pra fazer comida boa, barata e fácil.

Ah, Igor! Eu não sei cozinhar!

CALMA! Vamos por partes! Cozinhar não é um bicho de sete cabeças e podemos muito bem começar por preparos fáceis como apenas cozinhar, refogar ou assar vegetais. Nada de fazer raviólis de abóbora com amêndoas (se quiser pode também 😊).

Meal Prep
Planejamento

Bom, o primeiro passo é o planejamento. Ver o que já temos na geladeira ou no armário e não vamos precisar comprar. Essa parte é super importante para que não haja desperdícios. Vegetais costumam estragar se ficarem parados por mais de uma semana na geladeira.

Então, com um caderno na mão, ou mesmo nas notas do celular, anote tudo o que você já tem em casa e pense em coisas que você pode fazer com esses ingredientes. Para essa semana, eu tinha arroz, feijão, cebola, mandioca congelada, brócolis, mandioquinha e tomate (já pensei em macarrão).

Com essa base de ingredientes, é só pensar no que fazer para combinar, sempre pensando em uma refeição equilibrada, mas aí quem vai poder te ajudar é um médico juntamente com um nutricionista.

Compras

O segundo passo é ir às compras. Em São Paulo eu descobri a minha paixão por supermercados e feiras livres. Posso passar horas andando e olhando tudo. É algo que realmente me deixa feliz.

Então comprei outras coisas que eu gosto de comer e são de fácil preparo. Simples!

A minha idéia era fazer sopa em grande quantidade para montar umas marmitas e congelar. Optei por abóbora japonesa e beterraba. Comprei também proteína texturizada de soja, cenoura, folhas verdes pra salada, alho e tofu (amo fazer mexido com tomate e ervilha).

Preparo

Feitas as compras, é hora de por a mão na massa. Como eu disse antes, eu amo tentar cozinhar receitas elaboradas e difíceis para jantares ou almoços de família e amigos, mas almoço e janta do dia a dia, para mim, é comida simples: arroz, feijão, legumes e salada. Basicamente eu cozinho em água, refogo e asso minha comida, tudo bem tranquilo.

A grande dica aqui para otimizar o tempo é juntar preparos que têm tempo de forno parecido ou tempo de cozimento parecido.

Por exemplo, você pode colocar batatas e abóbora para assar enquanto pica cebola e alho para os refogados. Também pode ir cortando os outros legumes enquanto cozinha arroz e feijão. A ordem que costumo seguir é: assados > cozidos > refogados. Sempre de olho para não queimar nada.

Montagem

Aqui temos algumas opções: armazenar os alimentos na geladeira e ir montando as marmitinhas do dia seguinte à noite ou comprar várias (de preferência de vidro) e já deixar algumas prontas na geladeira pra só pegar e sair.

Meal Prep

Logo que me mudei, comprei na internet 20 marmitinhas de plástico com tampa, mas não recomendo muito, pois por mais que você use e lave várias vezes, se congelar elas podem quebrar ou até mesmo durante a lavagem e acabam sendo jogadas fora, alô criação de lixo! Dê preferência às de vidro, que além de durarem por anos, não mancham e não ficam com cheiro.

Então é isso! Se planeje, experimente, compre, tente, arrisque. Com essas dicas e optando por uma alimentação à base de vegetais, você vai gastar muito menos dinheiro, menos tempo com preparos, pois tudo fica pronto muito rápido e de quebra ainda vai levar uma vida muito mais saudável e cheia de amor!

#GoVegan e me conta como foi sua experiência com o #mealprep

Se tiver qualquer dúvida, me manda uma mensagem que a gente troca uma ideia. 😊

Instagram: @igorramosruiz
Facebook: Igor Ramos Ruiz
E-mail: igorramosruiz@hotmail.com

Posts relacionados

Gastronomia

Fondue de Queijo barato e delicioso

Raquel Moraes
Gastronomia

Meu metabolismo é lento, e agora?

Karelin Cavallari
Gastronomia

O que é: pasta alla Carbonara?

Carla Gutenberg

Cadastre-se e receba novidades e atualizações por e-mail.