Os indicados ao Oscar 2020!

Oscar 2020

O primeiro texto de 2020 não poderia ser sobre outro assunto: os indicados ao Oscar 2020! Para quem não sabe, a própria divulgação dos indicados ao prêmio tem uma espécie de “cerimônia”: ela é feita por 2 atores ou profissionais de cinema convidados, e no horário bem cedo em Los Angeles. Este ano os convidados foram os atores John Jo e Issa Rae. A cerimônia de premiação será no dia 9 de fevereiro em Los Angeles.

Mas vamos falar sobre o que interessa, não é? Coringa bateu o recorde de indicações para a edição deste ano, foram 11 no total: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Joaquin Phoenix), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Edição, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som. Aí você deve estar se perguntando: merece tudo isso?

Oscar 2020

Vou dar a minha opinião: Ator, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora, Fotografia, Maquiagem e Som: com certeza! Não assisti ainda todos os filmes indicados, mas para mim, Coringa foi o melhor filme de 2019. Joaquin Phoenix traz uma atuação lendária e, de verdade, sem defeitos. O roteiro foi perfeitamente adaptado para a proposta que o filme pretendia fazer, combinado a uma fotografia impecável e uma trilha sonora foda + maquiagem perfeita = um filmaço.

Os outros filmes com mais indicações foram “O Irlandês” de Martin Scorsese e “Era Uma Vez Em… Hollywood” de Quentin Tarantino, cada um com 10 indicações. O hype em cima dessas indicações não é tanto porque são diretores e tipos de filmes que, podemos dizer, são “clássicos de Oscar“. Scorsese e Tarantino já são veteranos nas premiações da Academia, então não há muitas surpresas por aí.

Oscar 2020

Vamos falar de outro fenômeno: Parasita? Ele se torno o 11º filme estrangeiro a ser indicado na principal categoria da premiação: Melhor Filme e Melhor Diretor. Ainda não consegui assistir, mas já li todas as críticas possíveis sobre o filme, e pelo menos isso posso afirmar: é um p*ta de um filme. Trazer algo com essa proposta em tempos de capitalismo acelerado e aumento das desigualdades sociais pode trazer dois resultados: ou ser uma crítica absurdamente construída e incrível, ou algo chulo e sem nexo. Por chegar onde chegou, acho que podemos ver em que categoria Parasita se encaixa, não é?

Também não podemos deixar de falar da indicação do documentário “Democracia em Vertigem“, da diretora brasileira Petra Costra, produzido pela Netflix, que mostra todo o processo de impeachment de Dilma Rousseff. Um dia difícil para quem não achou que era golpe, hein? 😜. Scarlett Johansson também marcou a edição ao ser indicada nas categorias de Melhor Atriz por Histórias de Um Casamento (FILMAÇO, ASSISTAM!) e Melhor Atriz Coadjuvante por Jojo Rabbit – antes dela, só 11 atores também tiveram essa proeza, a última sendo Cate Blanchett em 2008.

Mais uma vez a cerimônia do Oscar não terá apresentador – pelo jeito a Academia ainda não sabe lidar com críticas e pessoas debochando do seu racismo velado, rsrs. É claro que já tem os favoritos para cada prêmio, mas acho que ainda vamos nos surpreender com os resultados. Se achei que ficou faltando filmes nessa lista? Com certeza! “Us”, do diretor Jordan Peele, por exemplo, merece uma menção honrosa por aqui.

Vem conversar comigo no instagram @larissanarcisa e aproveite para ler meus outros artigos no We Follow para dicas de filmes e tudo sobre a cultura pop☺️

Posts relacionados

Criatividade

Tudo sobre a Rinoplastia

Juliana Guttner
Criatividade

A Reciclagem Não é a Solução para a Poluição Plástica

Mayara Sabino
Criatividade
Noivas

Como organizei meu casamento – FINAL

Suzy Magalhães

Cadastre-se e receba novidades e atualizações por e-mail.