Câncer de mama – PREVENÇÃO PELA BOCA

outubro amarelo | Câncer de Mama

Outubro Rosa é um lembrete para você se olhar, se tocar e perceber se existem alterações. Também é um convite para colocar em prática estratégias de prevenção afinal melhor do que o diagnóstico precoce é evitar que ele aconteça.

Por isso vamos falar da prevenção do câncer de mama pela boca, LITERALMENTE pois as escolhas alimentares têm enorme impacto no desenvolvimento de câncer de mama de diversas formas e vou falar de cada uma delas.

A primeira e mais importante são as emoções. Todo diagnóstico nasce das emoções e materializa em alterações fisiológicas, inclusive o câncer. A comida tende a ser uma forma de descontar emoções desagradáveis, o que acaba intensificando ainda mais esse processo. Primeira coisa é estar atenta para a forma como se relaciona com sua vida, buscando leveza e paz interior. Uma estratégia é a meditação, o yoga e a prática de atividade física. Além , lógico de terapia.

Esse desequilíbrio das emoções e uso da comida como forma de compensação pode levar ao ganho de peso e por sua vez o aumento da insulina, um hormônio que aumenta a expressão de fatores de crescimento envolvidos e estimula a síntese de hormônios androgênicos (hormônios sexuais) pelo ovários, como o estrógeno (que estimula a divisão de células da mama).

Ou seja, na obesidade as células da mama recebem dois estímulos de divisão ao mesmo tempo (pela insulina e estrógeno), o que aumenta o risco de células “erradas” passarem despercebidas pelo nosso controle de qualidade e receberem estímulo de crescimento desenfreado formando tumores, o câncer.

Outro fator muito importante é o consumo de carnes processadas, os embutidos de qualquer tipo (inclusive o bendito peito de peru) pois as carnes processadas foram classificadas como pertencentes ao Grupo 1A (substância carcinogênicas para humanos – ou seja, com evidências suficientes do efeito carcinogênico em humanos). Em outras palavras, há evidências suficientes de que carne processada causa câncer em seres humanos que a consomem e se você gosta de números, um documento da OMS mostra que para cada 50 g de carne processada consumida diariamente, o risco de câncer de cólon e reto aumenta em 18%.

Além das carnes processadas, qualquer carne vermelha já aumenta risco de câncer segundo a mesma avaliação da OMS que classificou como Grupo 2A (provavelmente carcinogênico para seres humanos com forte relação de evidência) qualquer tipo de carne vermelha, independente da origem (se ela veio de um animal criado solto, saudável e sem receber antibióticos ou hormônios). Dessa forma a recomendação é que o consumo de carne seja limitado a 80g por pessoa por dia como estratégia de saúde pública.

Acontece que não só evitando alimentos se previne câncer, incluir é ainda mais importante e a base de uma alimentação que previne câncer é comida que vem da terra por ser uma estratégia de alimentação alcalina, rica em mineras, vitaminas e fitoquímicos que trabalham na defesa e . Ou seja, ter como rotina comer comida de verdade – frutas, verduras, raízes, cereais (arroz, trigo, aveia), leguminosas (feijões).

Além disso, a soja é um grande aliado da prevenção de câncer de mama especificamente. O consumo regular de tofu diminuiu em 15% o risco de desenvolver câncer de mama, além disso quando existe o diagnóstico diminui em 29% o risco de morte e 32% o risco de recidiva. Isso acontece pois os isoflavonas da soja são “iguais mas diferentes” do estrogênio, dessa forma se ligam aos receptores mas não desencadeiam a mesma ação, por isso o efeito protetor. Por exemplo, consumo regular de apenas 130g de tofu já tem efeito protetor e vale incluir na rotina do dia a dia.

Quer um resumo?

1. cuide das suas emoções, com meditação, yoga, terapia – o seu jeito é o jeito certo, o importante é fazer isso para estar em paz com você, com suas escolhas e com sua vida.

2. coma comida de verdade como base da alimentação, comida que vai da terra direto para a cozinha e pularam a indústria. rsrs

3. inclua soja na forma de grão, tempê ou tofu na rotina do dia a dia. Bebidas á base de soja são ricas em outras substâncias e por isso não vale, ok?

Foi útil? Compartilhe com as mulheres que você ama e leia os meus outros textos 
beijos mil

 

Posts relacionados

Nutrição

Vida social ou Alimentação Saudável?

Karelin Cavallari
Nutrição

Faça RENÚNCIAS e NÃO RESTRIÇÕES

Karelin Cavallari
Nutrição

Segunda sem carne: por que aderir a este movimento

Juliana Oliveira

Cadastre-se e receba novidades e atualizações por e-mail.