Rotina de um Indie

rotina de um indie
Olá tudo bem?
Hoje vou fugir um pouquinho dos assuntos um pouco mais técnicos, e falar um pouco sobre a rotina de um desenvolvedor de games indie, depois da uma passadinha nos meus outros artigos.

Em outros artigos, já falei um pouco sobre o desenvolvimento de um game, do início ao fim, claro de uma forma bem superficial, apenas para conhecimento geral de quem não tem muito contato com a área.

Desenvolvedor indie (ou independente) de games, não me refiro somente ao programador, aquele que escreve códigos, mas me refiro aos profissionais envolvidos numa produção de um jogo, seja programador, ilustradores, animadores, músicos, roteiristas, atores, dubladore Parece que estou falando da produção de um filme né?! rs… mas não, é de um game mesmo. ( https://wefollow.com.br/profissionais-envolvidos-na-producao-de-game/ ) que produzem um jogo de forma totalmente independente, principalmente arcando do próprio bolso os custos de produção, e que não são nem um pouco baratos.

Muitas pessoas acham que desenvolver um game, é passar horas, e horas jogando, pode até ser um pouco, mas só se for em busca de falhas no jogo.

Já parou para pensar, como é desenvolver um jogo? Pensar em todas as regras, todas as possíveis combinações que o jogador pode ou não fazer, e colocar ações para todas essas possibilidades? Pensando ainda, que cada jogador age de uma forma diferente, toma decisões diferentes, joga em momentos diferentes, clica em áreas diferentes, controla o “player” de forma diferente, uff, pois é, é algo que exige muita concentração e dedicação.

Claro, que estou apenas expondo um pouco do que pode estar por trás das “câmeras”, mas isso não é nem 10% do que acontece nos bastidores.

Um desenvolvedor Indie, por outro lado, precisa fazer tudo isso e muitos, ainda possuem seus trabalhos remunerados, alguns são advogados, contadores, médicos, fisioterapeutas, publicitários, etc, as vezes alguns profissionais envolvidos em um desenvolvimento de um game, possuem uma rotina de trabalho que não tem nada a ver com games!!!

Pode parecer estranho isso né, mas sim, como comentei em outros artigos sobre o mercado de games, a todo momento, novas profissões são criadas, e trabalhar com games ainda era um sonho inalcançado para muitos. Ok, olha só, você por acaso já pensou em trabalhar com games? Não? Pois é, muita gente desconhece esse trabalho, muitos nem consideram como uma profissão, não é difícil encontrar quem confunda o “trabalho” de fazer um game, com a diversão de “jogar”.

Mas isso vem mudando a cada dia, e cada vez mais o mercado de “Indies” está aumentando e ajudando esses mitos deixarem de existir.

Minha rotina como desenvolvedor Indie por exemplo, tem sido de praticamente 20h por dia de domingo à domingo! É exaustivo, e por vezes pessoas próximas pensam que você apenas está no computador brincando! Isso ainda torna o trabalho mais estressante!

Um desenvolvedor indie,  lidar com prazos extremamente curtos, e com uma qualidade desejável em seus jogos. Ok Thiago, mas grandes estúdios que possuem equipe de quase 300 pessoas produzindo um game, leva 1 ou 2 anos para fazer um jogo! Então, você está imaginando que loucura isso, se um estúdio grande leva 1 ou 2 anos com 300 pessoas, como fica o prazo de um indie? Sozinho ou em equipe reduzida levar uns 10 anos? Você já viu como a tecnologia, e os conceitos de inovação e outras coisas mais “voam” lá fora? Ou seja, criar algo de qualidade em curto prazo é uma BATALHA MEGA, BLASTER pra um Indie! Sem contar a falta de grana para colocar mais qualidade ainda no projeto.

Enfim, o texto está ficando longo, mas acho que deu pra ter uma amostra do que envolve ser um desenvolvedor indie, além de claro, todo o processo de planejamento, produção, testes, lançamento, pós, atualizações, novidades e etc… Já é difícil lançar um jogo como indie, imagina então para manter o jogo ativo, criando tudo isso novamente, porém agora com mais novidades, e num espaço de tempo mais curto ainda? Olha, costumo brincar, que ser desenvolvedor indie, já é jogar com a própria vida!

Gostou desse artigo? Deixa seu comentário, vamos bater um papo sobre!
Não esquece de compartilhar esse texto! Compartilhar conhecimento é viver! 🙂

Me segue lá

https://instagram.com/thiagobruno.oficial
http://github.com/thiagobruno
https://www.linkedin.com/in/thiagobruno

Posts relacionados

Tecnologia

Um mundo de oportunidades!

Thiago Bruno
Tecnologia

Crimes reais em jogos virtuais!

Thiago Bruno
Tecnologia

e-Sports! Entenda essa nova modalidade!

Thiago Bruno

Cadastre-se e receba novidades e atualizações por e-mail.