Sabe separar os resíduos para a reciclagem?

resíduos

Vivemos em uma sociedade altamente consumista. O estímulo ao consumo está em todo lugar, principalmente nas propagandas que insistem em nos criar desejos e necessidades em possuir determinado produto. Diante disso, o resultado é o aumento da produção de resíduos.

Uma das formas de diminuir este agravante é a reciclagem dos resíduos que produzimos. Não e novidade que há uma série de benefícios associados à reciclagem. Separar corretamente os seus resíduos e encaminhar para as estações de reciclagem, além de ajudar na preservação dos recursos naturais, ajuda a diminuir a quantidade de lixo que vai para os aterros.

Se você ainda não separa os seus resíduos ou tem dúvidas sobre quais materiais podem ser reciclados, confere só a lista que selecionei com os materiais que podem e os que não podem ser reciclados.

Papéis

O papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia a dia. Porém, nem todo tipo de papel pode ser reciclado. Conforme a sua utilização, eles ficam impossibilitados de serem reaproveitados. Entre os papéis que podem ser destinados à reciclagem estão os papéis de escritório, papéis de caderno, jornais, revistas, panfletos, cartões e cartolinas, caixas de papelão, papéis de embalagem, de embrulho de presentes e papel de seda.

Já os papéis que não podem ser reciclados são os papéis sanitários (papel higiênico e lencinhos de papel), papéis sujos, engordurados ou contaminados com substâncias nocivas à saúde, papéis encerados, com substâncias impermeáveis, e revestidos com silicone ou parafina, papel vegetal, papéis de cupom fiscal, comprovante de cartão de crédito/débito, extrato bancário, papel fotográfico/fotografia, fitas e etiquetas adesivas.

Os papéis plastificados, papéis laminados, comuns em embalagens de alimentos, também são difíceis de aproveitar e não podem ser reciclados.

Plásticos

O plástico está presente em muitos produtos e é um dos grandes vilões do meio ambiente, por isso, descartá-lo de forma adequada é muito importante. Entre os tipos de plástico que podem ser reciclados estão as embalagens e tampas de xampus, detergentes, garrafas pet, embalagens plásticas de alimentos, objetos revestidos de plásticos como canetas esferográficas, escovas de dente, baldes, artigos de cozinha, copos, sacolas, isopor, canos e tubos de PVC, filmes plásticos e acrílico.

Já o plástico do tipo celofane, embalagens plásticas metalizadas, plásticos termofixos, utilizados na indústria eletroeletrônica e na produção de computadores, telefones e eletrodomésticos não podem ser reciclados. Neste caso, a melhor forma de descartá-los é em um ponto de coleta do fabricante.

Vidro

O vidro é outro grande vilão do meio ambiente, sua decomposição total leva 4000 anos. O legal é que ele pode ser reciclado diversas vezes, o que minimiza o impacto ao meio ambiente.

Entre os tipos de vidros que podem ser reciclados temos as garrafas de bebidas, frascos em geral de molhos, condimentos, remédios, perfumes e de produtos de limpeza.

Espelhos, vidros de janelas, vidros de automóveis, tubos de televisão e válvulas, cristal e ampolas de medicamentos, não podem ser reciclados.

Metais

Os metais também podem ser reciclados, entre eles temos as latas de óleo, sardinha, creme de leite, alumínio como latas de refrigerantes, cerveja, chás, tampa do iogurte, folhas de alumínio, ferragens, arame, fio de cobre, panelas sem cabo e embalagem de marmitex.

Alguns produtos como esponja de aço, lata de aerossol, lata de tinta e de verniz, não podem ser reciclados.

Resíduos que exigem descarte especializado

Alguns resíduos produzidos por nós exigem um descarte específico. São os casos dos medicamentos, das lâmpadas eletrônicas, das pilhas e baterias. Eles contêm substâncias como o mercúrio, que é tóxico e prejudicial para a saúde humana.

Agora que você já conhece quais são os produtos que podem ser reciclados, que tal começar hoje mesmo a separar o seu lixo em casa? E se você já descarta os seus resíduos corretamente, conta para mim nos comentários.

Posts relacionados

Sustentabilidade

Mas afinal, o que é plástico biodegradável?

Mayara Sabino
Sustentabilidade

Onde descartar roupas sem uso?

Mayara Sabino
Sustentabilidade

Boas festas? Não para o meio ambiente

Juliana Oliveira

Cadastre-se e receba novidades e atualizações por e-mail.