SORRIA PARA VOCÊ | Tudo sobre Clareamento Dental

SORRIA PARA VOCÊ! Tudo sobre Clareamento Dental.
O primeiro passo para retomar sua autoestima.

Oiii galerinha, tudo bem com vocês?

Quem nunca se olhou no espelho e não gostou do que viu?

Com a imensa quantidade de propagandas, posts, filmes, etc que diariamente nos apresenta as tais referências de beleza, é quase impossível não nos rendermos à uma olhadela no espelho para checar aqui e ali e mais difícil ainda não encontrar algo que “precisa” ser melhorado e é esse bombardeio de informações que vão minando nossa autoestima.

Uma forma de melhorar o astral e ganhar mais confiança é o clareamento dental.

Por se tratar de um procedimento com um dos melhores custo x  benefício dentre os realizados com foco na estética do sorriso, poder ser feito em casa ou no consultório e gerar resultado rápido, podemos dizer que esse é um excelente primeiro passo rumo à retomada da sua autoestima.

Por isso, hoje eu quero falar tuuudo que eu compartilho com meus pacientes quando eles demonstram interesse em clareamento dental.

Pra começar, você sabe como um gel clareador atua?

O clareamento dental pode ser realizado devido à permeabilidade dos dentes, que permite que as moléculas do gel clareador penetrem na intimidade do esmalte e da dentina. O peróxido de hidrogênio do gel clareador quebra as moléculas dos pigmentos causadores de manchas, as quais são removidas por difusão. O mesmo princípio é válido para o peróxido de carbamida, uma vez que ele reage gerando o peróxido de hidrogênio como produto intermediário.

Daí já podemos tirar uma informação importante: o clareamento realizado pelo dentista atua de dentro para fora! Inclusive degradando pigmentação natural do dente.

Nós falamos sobre o princípio ativo, mas qual a diferença do clareamento a laser e o clareamento caseiro?

Vou começar dizendo que usar o termo clareamento a laser é errado. Qualquer fonte de luz ou calor vai atuar acelerando o processo de quebra das moléculas de pigmento. E é apenas essa a função da luz no clareamento realizado no consultório: acelerar o processo. Isso quer dizer que eu posso não usar nenhuma fonte de luz, que o clareamento vai acontecer da mesma forma, só vai precisar de um pouco mais de tempo. Por isso eu gosto de chamar de clareamento de consultório e não clareamento a laser.

O paciente que optar por clareamento de consultório normalmente faz 2 ou 3 sessões com intervalo de uma semana, dependendo do grau de pigmentação que ele tem.

Já o clareamento caseiro, atua exatamente da mesma forma, mas com uma concentração de princípio ativo bem menor, e por isso necessita que o paciente use o gel durante duas a três semanas, enquanto dorme, ou seja mais ou menos 8 horas.

Vale lembrar que as informações de tempo de tratamento podem variar bastante conforme a necessidade do paciente, se ele já realizou clareamento antes, etc.

Meu kit de clareamento caseiro supervisionado

Meus dentes são sensíveis, posso fazer clareamento?

Antes de qualquer coisa, eu avalio de onde está vindo a sensibilidade. Se for decorrente de algum problema dentário, este deve ser tratado antes de começar o clareamento.

Quando o paciente tem uma sensibilidade geral, isso não é um impeditivo, pois temos opções de concentração baixas em que o clareamento acontece sem praticamente nenhum efeito colateral. E além disso em todos os casos eu faço aplicações de dessensibilizante antes de iniciar.

Doutora preciso adotar dieta branca enquanto estiver em tratamento?

Essa é clássica e é MITO. Não, não precisa. Muitas pesquisas científicas estão sendo realizadas nesse sentido e estão provando que um grupo que mantem seus hábitos tem o mesmo resultado final que um grupo que tira todos os itens com corantes da alimentação.

A dieta rica em corantes vai influenciar apenas na longevidade do clareamento. Quanto mais corante tiver na sua dieta, mais pigmentos o seu dente vai absorver e consequentemente, menos o clareamento vai “durar”. Mas essa absorção de pigmentos acontece independente de ter feito o clareamento ou não.

Uma média que podemos usar para definir durabilidade é de 2 anos, variando bastante, como dito acima, de acordo com os hábitos alimentares, e ingestão de café, vinho, chás, etc.

Existe contra indicação?

– Não é recomendada a realização de clareamento dental em crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos porque nesta fase, a câmara pulpar é muito ampla e o esmalte mais permeável, podendo tornar os efeitos de sensibilidade mais intensos.

– E embora não haja dados na literatura científica que descrevam danos ao feto ou ao bebê pela realização de clareamento dental, não recomendamos sua realização em pacientes grávidas ou lactantes.

Sabendo de tudo isso, qual a melhor opção de clareamento para mim?

Não existe uma regra para se escolher um clareamento caseiro ou de consultório. O essencial para o sucesso do tratamento é a realização de um planejamento adequado e da boa execução do protocolo clínico. A seleção da técnica deve levar em consideração diversos fatores, como o histórico do paciente, idade, o grau de coloração do dente, o estilo de vida do paciente, sua disciplina, sensibilidade ao tratamento, a rapidez desejada no clareamento, além dos exames clínicos e radiológicos.

Vou deixar alguns resultados dos meus pacientes para vocês:

Clareamento Dental Clareamento Dental Clareamento DentalAproveito aqui para deixar uma ressalva para os cremes dentais que prometem clarear os dentes. Eles, na sua grande maioria, tem maior quantidade de abrasivos, e promovem um desgaste do esmalte, gerando uma falsa sensação de clareamento. Ou seja, eles retiram o pigmento externo superficial do dente através da abrasão, o que é muito ruim. Pode causar sensibilidade e desgaste acentuado do esmalte se usado a longo prazo. O mesmo vale para o carvão. Portanto, não existe milagre. Se quiser clarear os seus dentes, procure um profissional!

E você tem mais alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários!

Até a próxima,
Giovanna

Posts relacionados

Saúde

Corpo perfeito para o CARNAVAL em 30 dias 

Karelin Cavallari
Saúde

Dores de cabeça na gravidez 

Mariana Costa
Saúde

14ª SEMANA DE GESTAÇÃO

Mariana Costa

Cadastre-se e receba novidades e atualizações por e-mail.