Crimes reais em jogos virtuais!

crimes

Terminamos o ano de 2019 com muitas informações sobre o mundo dos games, se você perdeu esse conteúdo, ele está aqui para você conferir e ficar por dentro de tudo!!! Hoje irei falar sobre crimes reais em jogos virtuais e suas problemáticas:

crimes

O mundo online é, relativamente recente, e por algum tempo muitas coisas ficaram sem suporte da justiça, mas sabemos que hoje em dia muita coisa já está coberta por leis, principalmente CRIMES virtuais!

Assim como no mundo real, no mundo virtual as discriminações, preconceitos, assédios e tantas outras formas de intimidação também estão presentes, principalmente em redes sociais e jogos online onde existe a possibilidade de troca de mensagens entre pessoas!

crimes virtuais

Games destinados as crianças com menos de 13 anos, também não escapam, embora estejam sob rigorosos critérios de publicação para que vários crimes inclusive de pedofilia entre muitos outros sejam evitados, muitas empresas criadoras de jogos não se atentam à essas exigências. Games infantis por exemplo, não podem disponibilizar chats ou salas onde crianças interajam com outras escrevendo mensagens, enviando fotos, áudios etc,.. caso um jogo infantil permita essas trocas de informações, os pais devem denunciar e tomar medidas contra esses jogos. O “ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente” (Conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro) quanto outros órgãos pelo mundo como a “COPPA – Children’s Online Privacy Protection Act” (Lei Federal Americana) que regulam como as empresas devem tratar as informações de menores de 13 anos. Por isso muitos games infantis, permitem apenas algumas trocas pré definidas de informações, sem que seja possível a troca real de informações entre uma pessoa online e outra.

Tirando as crianças, os crimes online que envolvem diversos casos de homofobia, racismo, xenofobia, assédios e por ai vai, estão aos montes por ai. É difícil quantificar o quanto desse tipo de coisa acontece, pois muitas das conversas são criptografadas de ponta a ponta e depois de algumas horas se perdem pela rede.

crimes

Muitos jogos que permitem a troca de informações entre jogadores, oferecem ferramentas de denúncias, dessa forma, quem se encontra em alguma das situações podem realizar denúncias pelo próprio jogo, e a empresa criadora do jogo, vai analisar e tomar as medidas, que podem ser na maioria das vezes, desde um “ban” (banimento) temporário até um ban permanente.

Porém dificilmente a empresa levará esses casos a justiça! Mas aqui vai algumas dicas de como prosseguir com o caso para uma punição real!

  • Primeiro tente reconhecer qual o CRIME que foi cometido pelo ofensor, racismo, homofobia, assédio sexual/moral, entre outras.
  • Junte o maior número de provas possíveis, como captura de telas, gravações etc.
  • Use a própria ferramenta de denúncia que se encontra no jogo e guarde uma cópia dessa denúncia.
  • Abra um boletim de ocorrência em uma delegacia.
  • Procure um advogado e apresente o caso a ele, juntamente com as provas, boletim de ocorrência para que ambos realizem os próximos passos.
  •  Compartilhe o caso e o fato de que já está tomando as medidas legais, assim mais pessoas que podem estar passando pela mesma situação podem ganhar coragem de fazer o mesmo.

crimes

Claro que isso não mudará o mau comportamento de algumas pessoas que estão aos montes por ai, mas de pouco em pouco, pelo menos algumas começarão a pagar por seus atos!

A internet assim como nosso real ambiente social, está cheio de pessoas de todos os comportamentos imagináveis e inimagináveis, e garantir o bem estar e a interação saudável entre todos é um dever de cada um.

E você, já passou por alguma discriminação nos games online? Deixe um comentário para dizer que medida tomou, e incentive outras pessoas a fazerem o mesmo!

Obrigado por me acompanhar nessa leitura, se gostou compartilha! Desejo um ano de 2020 ótimo cheio de muitas coisas boas!!! Compartilhar conhecimento é viver! 🙂

Me segue lá

instagram.com/thiagobruno.oficial
github.com/thiagobruno
linkedin.com/in/thiagobruno

Posts relacionados

Tecnologia

Um mundo de oportunidades!

Thiago Bruno
Tecnologia

e-Sports! Entenda essa nova modalidade!

Thiago Bruno
Tecnologia

Tik Tok: Gerações e Tecnologia!

Karol Rabello

Cadastre-se e receba novidades e atualizações por e-mail.